sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Quem é Católico???? Pergunte a Bento XVI!!!!

A religião católica é a mais antiga e a que mais gera controversas e discussão em rodas de debate, é difícil se conter diante de tantas versões que se tem sobre uma mesma religião. Seria difícil até para um padre definir exatamente quem é e quem não é católico.


Até o século XI, era entendido por igraje Igreja Católica todas as dioceses que eram originadas da Sucessão dos Apóstolos. Os cristãos ocidentais(região leste do mundo) eram chamados de católicos e os orientais(região oeste do mundo) de ortodoxos. Após a briga entre o Papa e o Patriarca de Constantinopla em 1054, convencionou-se que por Igreja Católica entende-se o conjunto de todas as Igrejas que estão em comunhão com o Papa. Por exemplo: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Melquita, Igreja Católica Maronita, Igreja Católica Siríaca e etc.

Bom, até aí tudo bem, está bem caracterizado a definição, porém a confusão começa com o passar dos séculos e com varios outros acontecimentos que mudaram um pouco da história do catolicismo. A exemplo, as revoluções religiosas, a Santa Inquisição, as descobertas e as associações a religiões africanas, Saudiotas, Gregas, Budistas e tantas outras que fizeram com que os fiés se dvidissem entre todas elas, e em toda parte do mundo.

No Brasil por exemplo tivemos como já visto a associação da Igreja Católica Apostolia Romana com as religiões afros. Onde tivemos o surgimento da Umbanda e a propagação do Candomblé, ou ainda a Cabula, religião afro, que tinha como base as seitas secreta romanas. E ainda a fundação da igreja catolica apostolica brasileira em 1945.

A grade fase atual do Catolicismo, veio por volta do ano de 2000, quando João Paulo II, então Papa, apresentou um grande desejo de que a Igreja Católica promovesse encontros fraternos e de partilha com as outras Igrejas Cristãs, surgiu aí uma proposta de ecumenismo, porém com sua morte e sua substituição em 19 de Abril de 2005, o novo papa, Bento XVI tenta resgatar a tradição das escrituras sagradas, o latim, e a visão da doutrina tradicional da Igreja Católica.

Bom, como visto, não existe aqui a resposta para a pergunta inicial, existe sim, uma proposta para que possamos discutir e refletir internamente sobre nossos princípios e características afim de descobrirmos internamente nossa própria religião.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Liquidificador Cultural



Exibição de obras assinadas por grandes artistas plásticos, entrevistas com cineastas de renome e documentários sociais denunciativos são exemplos do que se pode ver todas as noites de domingo no programa Fantástico, da Rede Globo, assim como dicas de tinturas de cabelo, cobertura do casamentos de celebridades e entrevistas com personalidades do calibre da cantora Kelly Key. A revista eletrônica funciona como uma espécie de “liquidificador cultural”, misturando ingredientes eruditos e popularescos em uma mesma receita consumida por milhões de pessoas do Oiapoque ao Chuí.


A edição de imagens, a trilha sonora das reportagens e o cenário moderno dão ao programa um requinte bem parecido ao figurino da elegante apresentadora da atração, Glória Maria. Mas em análise mais apurada ao seu produto final, o “show da vida” acaba não sendo tão sofisticado quanto parece. Ele acaba transformando elementos da cultura erudita em cultura massificada, que por sua vez é apresentada no programa com certo teor erudito.


A explicação para essa “fusão” entre culturas pode estar nos gráficos de audiência do programa. Como bom fruto da indústria cultural, o Fantástico deve ser guiado pelos olhos da audiência, e consequentemente do lucro. Existe certo equilíbrio entre as classes sociais (infelizmente, o nível cultural do individuo ainda é totalmente associado à sua classe social) que assistem à atração global, resultando na falta do chamado público alvo. Assim, a produção do programa precisa agradar tanto a parcela do público que quer ver trechos de apresentação do fantástico (sem trocadilhos) Cirque de Soleiu quanto a parcela que tem curiosidade em saber quanto tempo da vida uma mulher gasta em um salão de beleza.


Os apresentadores também se encaixam no modelo “multisocial” do programa. Um é homem, branco, na faixa dos 30 a 40 anos e adota um estilo mais despojado na fala e no vestuário. A outra é mulher, negra, na faixa dos 50 a 60 anos que fala e se veste de forma mais fina. Figuras totalmente diferentes apresentando um programa que ainda conta com uma apresentadora virtual e participação do ator Tony Ramos, admirado por todas as classes sociais, no quadro “Amigos da Escola”, que por sua vez, mira demonstrar a função social e solidária da atração.


A função jornalística da atração global é um fator questionável. Grande parte das notícias divulgadas pelo Fantástico fornecem ao telespectador uma opinião já formada do assunto, fazendo com que o espírito crítico do telespectador (principalmente dos que estão adequados à cultura de massa) não seja trabalhado. Isenção total dos fatos não é forte característica do jornalismo do programa.


No colocação de terceira maior audiência da principal emissora brasileira, o dominical tem forte apelo comercial. Uma inserção de trinta segundos no intervalo da atração custa centenas de milhares de reais. Os produtos anunciados são mais uma prova do grande “liquidificador cultural” que é o programa. No intervalo comercial, é oferecido aos telespectadores desde serviços em grande banco privado e automóveis até inseticidas “mata-baratas” e palhas de aço. Mais uma vez a idéia de que “é preciso atingir todos telespectadores” é válida. Dessa vez, de forma mais positiva aos cofres da Rede Globo.


Após mais de duas décadas de existência, o programa gerou seguidores (é o caso do Leitura Dinâmica, exibido pela Rede TV! E do Domingo Espetacular, exibido pela Rede Record) e ainda agrada ao brasileiro, com uma audiência média de louváveis quarenta e nove pontos de audiência nas quase três horas em que é exibido. A fórmula do programa é algo que deu certo até hoje, mas sempre passa por reformulações necessárias para que o show da vida não se transforme em “show do tédio”.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Moradia para todos



Morar em seu próprio teto é um sonho possível de se concretizar. Pode não ser mais fácil, mas com certeza está menos difícil comprar um.

Com um piso salarial abaixo da miséria os jornalistas sergipanos precisavam de mais um trabalho para financiar um desses AP de classe média. Sim, precisava, por que o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe em conjunto com a Caixa vão lançar o condomínio para jornalistas.

Segundo o jornal Paute-SE, do SINDIJOR o modelo poderá ser o do PAR. Portanto, quem é jornalista pode ir agora mesmo a sede do Sindicato* e cadastrar proposta.

Bons negócios a parte, só fico imaginando um prédio cheinho de jornalistas. Vai ser “zoeira”.

* Rua Itabaianinha 260, sala 10. Centro, Aracaju.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

F1 uma nova fase??



As estratégias utilizadas pelas equipes de F1 prioriza os resultados para a equipe, o fato de Massa ganhar mais uma corrida e de diminuir diferenças entre as pontuações dos pilotos não garantem nada na atualidade.

Eu que acompanho a F1 à 10 anos, sei que desde o 1º anuncio de Shumi de se aposentar, isso criaria um processo de destruição de nacionalização e de patriotismo dos pilotos para se manterem na F1.

Não existem mais 1º e 2º pilotos, o que existe é uma busca infinita de manter dois pilotos liderando o campeonato e garantindo o campeonato de construtores... Os pilotos de testes são hoje na verdade a única arma das equipes. Aquele piloto que erra para com a equipe, é rapidamente substituído pelo piloto de testes, por quê? Porque os pontos dele são direcionados à equipe e não ao piloto em si, a exemplo a provável substituição do caçula Shumi pelo Timo Glock na próxima temporada.

Quanto ao Massa, pobre dele, está pagando o mesmo preço que Rubinho, e o pior, sem perceber que é apenas mais um pião protegendo a Rainha Vermelha e o Rei Jean Todt.

Fora isso só os pilotos começando a buscar novas profissões: Heikki Kovalainen já está preparado para a maratona de Nova York, Flavio Briatoree que recentemente comprou Queens Park Rangers, e pelo primogênito Shumi, que hoje é um misto de motociclista, Empresário e Play Boy.

Ah, de quebra mais um piteco, quem ganharia o duelo de Ecclestone:
Schumacher ou Hamilton, bom já que Shumi já negou varias propostas de voltar as pistas de F1, aqui vai uma brincadeira, eu apostaria da Mclarem de 1993, com o mais famoso Tri-campeão de toda a história da F1.
By Bruno Valadão.

domingo, 26 de agosto de 2007

Brasileirão série A- 2ª rodada do returno


Corinthians 0 x 3 Cruzeiro
A segunda rodada do returno do brasileirão trouxe uma baixa pelos lados do Parque São Jorge. Após derrota para o cruzeiro, por 3 a 0, o técnico P C Carpegiani foi demitido. A diretoria corintiana afirmou em entrevista coletiva ontem após o jogo que o novo técnico do timão tem de ter personalidade e criatividade. Não irei julgar esses dirigentes, pois são novos no cargo, entretanto, essas declaraçãoes refletem bem o que é a cultura do futebol brasileiro, onde a responsabilidade pela má campanha é inteira do técnico. O Corinthians está mergulhado em uma crise sem precedentes, não tem dinheiro para contratações, vende os bons jogadores dos quais ainda dispõe e o técnico tem de ter criatividade para fazer uma doce limonada com os limões azedos que tem.

São Paulo 5 x 0 Náutico
Depois de um 1º tempo em branco, o tricolor do Morumbi colocou combustível em seu trator e partiu para cima do desesperado Náutico. O goleiro artilehiro foi o autor de um dos 5 gols, Aloísio também guardou o seu e abdicou do jejum das redes. A defesa esteve invicta e garantiu a impressionante marca de ter sofrido até então apenas 7 gols. É certo que ainda restam 15 rodadas, mas o São Paulo já começa a escapolir na tabela, é bom abrir o olho.
Atlético-MG 1 x 2 Botafogo
O Fogão penou mas venceu o Galo mineiro de virada, garantindo a 3ª colocação do torneio. O time do técnico Leão começou bem, saiu na frente mas, ao invés de continuar investindo no ataque, recuou e abriu espaço para o Botafogo, que fez o que lhe cabia. Depois de sofrer a virada, o Atlético voltou a atacar mas não marcou.
Figueirense 1 x 2 Palmeiras
O Verdão de Parque Antartica fez a lição fora de casa e venceu o Figueira. Jogou para o gasto, o suficiente para garantir os 3 pontos e assumir a 4ª colocação. O Chlileno Valdivia marcou o primeiro, o Figueirense empatou e Max, que acabara de entrar no lugar de Edmundo, fez o gol e garantiu o Porco no G4.

F1- Massa vence GP da Turquia e respira na competição

O brasileiro Felipe Massa venceu nesta manhã o GP da Turquia de F1 pelo segundo ano consecutivo, após jejum de 7 corridas na temporada. O piloto da Ferrari havia feito no Sábado a pole e conseguiu manter a vantagem de largar na frente, fazendo a dobradinha com seu companheiro de equipe Haikonen. Com a vitória Massa assumiu a 3ª colocação no campeonato e conseguiu diminuir a distância que o separa de Lewis Hamilton, o lider, para 15 pontos, e Fernado Alonso, vice-lider, para 10, ambos da Mcliren.

Por falar na escuderia inglesa, nem tudo foram rosas perfumadas em seus boxes. Hamilton, que matinha uma regularidade invejável e havia visitado praticamente todos os podios, ia repetindo o feito, na 3ª colocação, quando dechapou o pneu dianteiro direito na 50ª volta, tendo de se contentar com a 5ª colocação. O problema com o piloto inglês apimentou a briga pelo título da temporada, diminuindo a vantagem entre ele e o companheiro Alonso para apenas 5 pontos.

Faltam agora 5 etapas para o término da temporada 2007 e a situação é a seguinte.