sábado, 25 de agosto de 2007

Inclusão digital

Tome cuidado, você pode estar sendo enganado por algum programa fajuto ou por algum sitio na rede mundial de computadores que lhe convenceram que es um “expert” em informática!

Mais cuidado ainda com estes cursos baratinhos de informática onde o professor vai paquerar a secretária enquanto você roda um CD-ROM auto executável com uma vídeo-aula de um programa qualquer, você está sendo roubado!

É muito importante, hoje, o profissional, seja a área que for, estar preparado para lidar com a tecnologia digital, saber digitar um texto, ler e enviar e-mails ou acessar uma página na rede, mas há de se precaver quando você vai trabalhar em um cargo que exija informática em seus conhecimentos.

Eu ouço gente falando em acessar Messenger e Orkut em curso de informática e chega me dar um arrepio, é só isso? E a formatação do ofício digitado no Word? A planilha no Excel que precisa ser apresentada a diretoria? A apresentação em Power Point para a reunião? Nem sempre vai ter alguém, que se aplicou mais que você, para lhe prestar um ajuda e fazer por você, não se engane, o próprio amigo do peito quebrador de galho, pode ser o mesmo que vai no ouvido do chefe e lhe dedura por não sacar nada de informática, e com toda razão!

Escolha bem o lugar para fazer um curso, procure alguém que já tenha feito lá, saiba o que estas pessoas sabem e se conseguiram melhorar alguma coisa profissionalmente com o aprendizado, pois profissional que tenha no seu currículo noção de informática, tem que, ao menos, saber instalar uma impressora, senão, vá procurar ninho de avião!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Umbanda versos Candomblé, igualdade ou diferenças???

Umbanda: É preciso entender que a Umbanda nasce e é praticada no Brasil através da fusão de várias religiões, que apesar das raízes de origem africanista, não tem similar, nem mesmo na áfrica. A Umbanda não lida com orixás propriamente ditos, na verdade as incorporações são representações de seus adeptos: caboclos, pretos-velhos, crianças, espíritos da água, eguns, exus e outros,. Assim, abriga princípios, fundamentos e características diferentes em seu sincretismo afro-índio-católico-cardecista básico.


O Candomblé, a outra religião aqui tratada, é mais uma ramificação das raízes negras, e é a que mais manteve suas tradições da fonte; porém também sofreu e sofre influências de outros cultos em seus ritos, principalmente da Umbanda. Uma destas características se deve a colonização onde o candomblé ganhou a conhecida fachada atrás dos santos católicos (simbolismo).

A Umbanda nascida no Brasil, foi fundada pelo Caboclo das 7 encruzilhadas, com incorporação em um médium em 15/11/1908, inaugurando a primeira tenda de Umbanda no Brasil.
(http://www.umbandabrasil.com.br/umbanda.asp)

Bom como se pode ver teoricamente, umbanda e Candomblé, são religiões bem diferentes em concepção. Porém o que se vê em grupos não orientados é que existe sim uma confusão entre as duas, e o que gera são discriminações devido a falta de conhecimento das mesmas.

Segundo Carla Matos*, a umbanda para ela era na verdade uma religião na qual as pessoas buscavam conquistar algo em troca da matança de animais, após ser iniciada na religião, ela pôde perceber que na verdade a umbanda tem como principio o amor e a caridade, mais que até nesses sentimentos existe uma aversão ao que se escolhe como graça. Para uns o amor é bom mais para outros pode ser prejudicial.

A religião, que tem por base a "anima" (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/ Voduns, sua cultura, e seus dialetos, entre 1549 e 1888. (http://www.fietreca.org.br/candombleorigem.htm)

Tendo Clara estas visões, fica perceptível as diferenças e também o porque das confusões entre as religiões, não é fácil distinguir entre coisas as quais não se conhece. retoma Carla Matos* .

o importante é frisar que mesmo com definições complexas as que se encontra nos terreiros de umbanda e candomblé, não são bem diferentes das coisas vistas em igrejas católicas e evangélicas quando se trata de limpeza espiritual, rituais bem semelhantes porém, nas religiões afros, esses rituais são encerrados com graças, agradecimentos as forças que auxiliaram neste trabalho.

Os “despachos” são na verdade obrigações, oferendas que são dão aos orixás contendo sua bebida, comida ou até mesmo adereços aos quais os orixás têm, certa simpatia.

*Nome Fictício

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

DE VOLTA AO PARQUE




Desde 1979 em funcionamento no bairro Industrial, zona norte de Aracaju, o Parque José Rollemberg Leite, popularmente conhecido como “Parque da Cidade”, passou os últimos anos amargando uma fase ruim. Sem recursos e estrutura adequada, o local não foi apenas deixado de lado pelos órgãos públicos, como também pelos visitantes que não encontravam mais atrativos no ambiente. Mas após o projeto de revitalização iniciado pelo governo de Sergipe, o visual do parque não lembra em nada a situação lamentável na qual estava até um ano atrás.
Os 674 mil metros quadrados da área verde com dezenas de bancos espalhados para o conforto da população são aproveitados das mais diferentes formas pelos visitantes. Percorrendo o parque, é freqüente encontrar famílias fazendo picnic’s na grama, casais de namorados abraçados na beira do lago, os atletas de final de semana correndo ou mesmo gente que aproveita a sombra das árvores para tirar um cochilo. O advogado Mário Nascimento, de 29 anos, já elegeu o Parque da Cidade como o melhor programa para as manhãs de domingo em Aracaju: “Aqui é um lugar onde qualquer pessoa consegue relaxar após uma semana cansativa de trabalho. Eu trouxe comigo a minha esposa, minha filha, minha mãe e estamos todos nos divertindo juntos. O parque está fantástico e essa revitalização só contribuiu de forma positiva para toda a sociedade!”. Segundo funcionários do Parque da Cidade, domingo é o dia de maior fluxo de visitação, onde o local recebe em média 2 mil pessoas.
Abrigando 550 animais de 46 espécies diferentes, o zoológico do parque concentra a maior parcela do público que freqüenta o lugar. Os animais de grande porte, a exemplo do leão e do urso, ganharam jaulas mais amplas e o Planeta dos Pássaros abriga aves raras, cujas informações cientificas estão dispostas em placas pela gaiola gigante e que prendiam a atenção de crianças e adultos, assim como da balconista Carla Pereira: “O melhor daqui é esse contato com a natureza, não é? A gente poder respirar um ar mais puro e poder chegar perto de animais que só via por televisão!”, declara. O casal de turistas cariocas, Vera e Jayme Figueiredo encantaram-se com o local, mas fazem uma queixa: “O parque é lindo, um lugar agradabilíssimo, mas faltam informações às pessoas que visitam. Como o lugar é muito grande, estou sentindo falta de alguma placa ou mapa, por exemplo, situando as pessoas do ponto exato que estão e como se locomover melhor. Mas o lugar é lindo e a cidade está de parabéns por preservar tão bem uma área como essa.”, disse Vera.
Mas se o zoológico é o principal ponto, o teleférico é de fato a grande atração. Implantado logo no início do local, na Praça de Boas Vindas, nesta última reforma, o transporte é a atração mais disputada e proporciona uma bela vista do rio Sergipe e da cidade de Aracaju passando por seis torres durante o percurso. Empolgado, o estudante de 16 anos Mateus Silva classificou a vista da cidade a partir da cadeirinha do teleférico como extraordinária.
A injeção de ânimo dada ao parque não alegrou apenas a população local e os turistas. Os ambulantes que lá atuam vibram com a oportunidade de reforçar a renda, e outros vêem nessa oportunidade a única forma de garantir o sustento, como a recém casada Marly Cruz: “Tenho uma filha ainda pequena, estava desempregada e como moro aqui perto, resolvi vender churrasquinho logo que reabriu o parque. Então comecei devagarzinho com a minha barraquinha e hoje já consigo vender uma média de 450 espetinhos em um final de semana!”, disse a ambulante.
O espaço também conta com restaurantes, pequeno parque infantil e um centro de equoterapia. A área destinada às atividades esportivas será construída na segunda etapa da reforma. A segurança pública é garantida pela presença maciça da polícia e por um ambulatório de emergência. O acesso ao local por transporte público é feito pela linha de ônibus Maracaju/Centro, partindo do Terminal do Centro; para quem vai de carro próprio, há um amplo estacionamento gratuito. Exceto o passeio de teleférico, não é cobrada nenhuma taxa ao visitante. O Parque da Cidade emerge como uma opção saudável e econômica à população aracajuana.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Boletim via e-mail


Desde quarta-feira passada estou recebendo via e-mail da Agência Aracaju de Notícias (AAN) boletins informativos da Prefeitura Municipal de Aracaju, SE.


Ao invés de ter que acessar o sítio da agência, abre-se o e-mail e pronto.


É claro que os "caras" não vão notificar seus desvios de verbas públicas para os seus já cheios bolsos. Mas...


Portanto, parabéns a Prefeitura pela iniciativa. Que tal o Governo e o Legislativo fazerem isso hein? Seria tão mais prático para nós.

louyshdgfhswkjdfh - Entendeu? Nem eu!

A comunicação entre a Prefeitura e as empresas de transportes foi eficaz quando anunciaram que final de semana passada os alunos só pagariam meia passagem, o que não ocorreu.

Segundo as empresas e a própria Prefeitura houve falha na comunicação. Então, eles são ótimos comunicadores de promessas e péssimos na execução.

Sei não hein!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Umbanda

Nota do autor: Em, primeiro lugar, quero pedir desculpas pelo atrazo na postagem, dia 16 passado, quinta feira foi aniversário do titular da editoria, e devido as comemorações, não pudemos postar, só retomando os trabalhos: Acadêmicos, Socias e Familiares na segunda passada dia 20. Queremos ainda salientar que na sexta, 24 estaremos atualizando normalmente nossa editoria, já que com o tempo útil pudemos adiantar algumas matérias.


A umbanda é uma religião nascida no Brasil em 1908, um cabloco¹ em incorporação
em um determinado médium inaugurou a primeira tenda de umbanda.

Paz, Amor, Caridade, Humildade.Talvez essas palavras sejam poucas para definir
nossa religião, mas já é um grande começo.Pratique-as. Umbanda não cobra
valores de ninguém; Não faz nenhum tipo de trabalho para prejudicar ou
suprir a necessidade de amarrar ou ver maldade para alguém; Usa fé e a
caridade como suas principais armas. (http://www.umbandabrasil.com.br/index.asp)


Depois disso, a umbanda foi sendo difundida em todo o Brasil, e acabou ganhando muitos adeptos já que muitos buscam na umbanda uma complementação para sua religião original.não é difícil encontrar em terreiros de umbanda beatas e beatos, evangélicos e até espíritas que freqüentam estes centros buscando uma limpeza espiritual, alcançar uma graça ou até mesmo trabalhar sua espiritualidade em pontos ainda não buscados.

Os orixás² tão falados são na verdade espíritos evoluídos que dentro de uma aceitação quanto as características de cada terreiro, incorporam Médiuns preparados pelo centro para atuarem na mesma freqüência espiritual das divindades. Esses orixás na verdade não são incorporados mais sim falanges (adeptos da religião e desses orixás que já desencarnaram e que atingiram determinado grau de iluminação)

As oferendas são na verdade agradecimentos por graças alcançadas e que são atribuídas ao auxilio de determinado orixás, para tanto se oferece determinada comida, bebida ou até mesmo adereço característica a cada orixás, uma espécie de alusão aos ex-votos da igreja católica onde o agraciado leva em peregrinação um símbolo da graça alcançada.

O aprendizado doutrinário na umbanda busca unicamente o aperfeiçoamento dos Dons, e inicia-se no egresso a religião, porém não tem uma finalização já que a iluminação (estágio Maximo atingível) não se trata de uma graça e sim de uma evolução espiritual.



¹ Cabloco: O caboclo é a imagem do indígena nativo de nossa terra e quando
incorporado, presta caridade, dá passes, canta, dança e anda de um lado para
outro em lembranças aos tempos de aldeia
² Orixás: são espíritos naturais, a
própria encarnação da natureza, que se utilizam do Cavalo-de-Santo para se
manifestar na terra, trazendo suas características sob influência da Mãe
Natureza

domingo, 19 de agosto de 2007

Brasileirão 2007

Teve início neste final de semana a 1ª rodada do 2º turno do Brasileirão 2007. Campeonato que está na 5ª edição por pontos corridos e demonstra que a cultura do futebol brasileiro está gradativamente mudando. Os times estão cada vez mais conscientes de que cada jogo representa uma final, e os 3 pontos perdidos no começo do campeonato poderá fazer muita falta na derradeira rodada. Isso é facilmente percebido em entrevistas com técnicos e jogadores, não mais existe aquele discurso do não há pânico, ainda faltam muitas rodadas.

A prova é que, no returno, a diferença entre o 3º Botafogo e o 12º Corinthians é de apenas 7 pontos.

A abertura da rodada foi no Sábado com

Santos 2 x 0 Esporte
O Santos venceu o rubro-negro pernambucano sem muitas dificuldades e ficou com a 7ª colocação. Gols de Kléber Pereira e Pedrinho. O jogo marcou a estréia do meia Petkovic com a camisa 10 do Rei. O sérvio teve uma boa atuação e disse estar emocionado em vestir a 10 do Peixe.
Palmeiras 2 x 1 Flamengo
Hoje no Palestra o verdão espanou a zica e venceu o Flamengo, avançando para a 4ª posição da tabela, com 33 pontos. Gols de Caio na etapa inicial e Gustavo aos 7 min da etapa complementar. Nem adiantou Joel Santana escrevinhar em sua tradicional prancheta. O Fla se mostrou muito irregular e com a derrota manteve-se na zona da degola.
Juventude 2 x 2 Corinthians
Eitha time que gosta de empatar! Aliás, de ceder o empate. Por duas oportunidades o Corinthians saiu na frente do Juventude e, por duas falhas da defesa, deixou empatar. Finazzi, recebendo o passe de Gustavo Nery, fez o gol mais rápido do campeonato, aos 29 seg. O time de caxias empatou na falha do goleiro Felipe ainda no primeiro tempo. O mesmo Gustavo soltou um tirambaço de fora da área e marcou um golaço, mas o Juventude empatou novamente com a falha da zaga corintiana. O Timão manteve-se na 12ª colocação e o time gaúcho na zona do rebaixamento.
Goias 0 x 0 São Paulo
O lider São Paulo fez um dos jogos das 16 h no Serra Dourada com o Goias mas não conseguiu tirar a virgindade do placar. Mesmo com o empate em 0 x 0 o Tricolor se manteve na ponta com 41 pontos.

Fechamento com medalha de ouro


A Delegação Parapan-Americana do Brasil encerrou sua participação nos jogos com chave de ouro, ou melhor, medalha, diversas medalhas, 83 douradas para ser mais exato, 68 de Prata e 77 de bronze, somando 228 no total. Soma que garantiu aos nossos Para-Atletas o 1º lugar geral no quadro de medalhas e a melhor performace na história dos jogos.
No sétimo e último dia de competição o Brasil foi ouro no Futebol de 5 ( para deficiêntes visuais) por 1x0 em cima da Argentina, que mais uma vez teve de segurar a pesada peteca da vice-liderança, os hermanitos estão piores do que o São Caetano! Outra modalidade que nos garantiu a douradinha foi o Vôlei sentado, que venceu os EUA na final por 3 sets a 2.
Nosso destaque não poderia deixar de ser o nadador Clodoaldo Silva, que conquistou, só nesta edição do Parapan, 8 medalhas de ouro, mesmo número de recordes mundiais batidos.